sábado, 8 de novembro de 2008

Bem Vindos!

Para começar e inaugurar o blog sobre diabetes vai um pequeno texto que explica o que é e como age a diabetes no metabolismo. Fiquem a vontade para comentários e sugestões.

Diabetes
O diabetes é uma doença causada tanto pela falta de produção de insulina, como também pela intolerância que algumas pessoas adquirem da própria insulina. Há outros tipos de diabetes especiais que são ocasionadas por mau funcionamento dos rins e suprarenais e não estão diretamente associadas ao pâncreas. Os sintomas mais comuns dos vários tipos de diabetes são: a alta glicemia constante, poliúria (urina demais), polidipsia (sede em excesso), polifagia (apetite aumentado) e hipertensão. A diabetes é uma doença associada tanto a uma disfunção bioquímica dos hormônios quanto a disfunção na regulação da taxa de açúcar causada por outras vias.







No caso da Diabetes mellitus tipo I o corpo por fatores genéticos (hereditários ou não) e por fatores ambientais é incapaz de produzir insulina pelas células beta do pâncreas ou então produz insulina em taxas muito pequenas que não conseguem assumir a função completa da insulina. A função da insulina é sinalizar para as células que a glicemia do sangue está alta (a partir dos gluts) e que a célula pode absorvê-la. Como a célula não é avisada, os receptores não entram em atividade, a célula não capta glicose e passa a liberar a mensagem de falta de glicose. Nesse caso ocorre uma disfunção, apesar da glicemia estar alta, o glucagon entra em ação pois a informação que o corpo passa é de falta de glicose. Inicia-se assim a via da glicogenílise (quebra do glicogênio do fígado para ser convertido em glicose) e assim ocorre o aumento cada vez maior das taxas de glicose no sangue.



Postado por Sara da Rocha Viana




Nenhum comentário:

Postar um comentário